Do dente de leite até os dentes permanentes, como ter dentes saudáveis
Quando nascem os dentes normalmente?
Os dentes variam em tamanho, forma e localização na boca. Essas diferenças permitem que os dentes trabalhem em conjunto para ajudar a mastigação, a fala e a sorrir. Eles também ajudam a dar ao seu rosto sua forma e desenho. Ao nascer as pessoas costumam já ter 20 dentes de leite (primários ou decíduos) na boca, que começam a entrar em erupção aos 6 meses de idade. Eles caem em vários momentos da infância. Aos 21 anos, todos os 32 dentes permanentes geralmente já nasceram.
Veja a imagem abaixo para ver o tempo comum para a erupção ou nascimento de cada dente. As imagens estão em inglês, pois foram as melhores que encontrei, porém, mas abaixo você, também poderá ver as informações em português.
Dentes de leite:
Dentes permanentes:
Como cuidar dos dentes para que desde criança tenhamos dentes mais fortes e saudáveis:
Dicas para uma boa saúde bucal desde o nascimento até os 4 anos
Do nascimento aos 12 meses
Limpe as gengivas do seu bebê com um pano macio, limpo e úmido duas vezes por dia.
Assim que os primeiros dentes aparecerem, limpe-os pelo menos uma vez por dia (geralmente na hora de dormir) com uma escova de dentes de cerdas macias, projetada para bebês. Coloque seu bebê em uma superfície plana ou com a cabeça apoiada no colo para escovar os dentes.
Evite deixar seu bebê na cama com uma mamadeira.
Após 6 meses:
Introduzir um copo com canudinho.
Evite sucos adoçados, pois causam dependencia ao açucar. Se você oferecer suco, limite a 125 ml por dia, em um copo em vez de numa mamadeira e apenas como parte da refeição ou lanche.
Se você amamentar antes da soneca, limpe os dentes do seu filho antes que eles durmam.
Nunca adoçar uma chupeta, mamadeira ou suco.
Não coloque o bico da chupeta ou mamadeira na boca (de nenhum adulto ou outra criança) por qualquer motivo. Bactérias (incluindo aquelas que causam cáries), vírus e infecções por fungos podem ser transmitidas entre você e seu filho dessa maneira.
Os bebês devem consultar um dentista dentro de 6 meses após o primeiro dente sair ou aos 12 meses de idade.
De 1 à 2 anos de idade
Leve seu filho para uma primeira consulta odontológica aos 12 meses.
Escove os dentes do seu filho diariamente (usando creme dental não fluoretado e próprio para a sua idade).
Verifique se há sinais de cárie na primeira infância uma vez por mês. Levante o lábio superior do seu filho e procure manchas brancas ou marrons nos dentes ou ao longo da linha da gengiva. Se você vir algum, leve seu filho ao dentista o mais rápido possível. O seu dentista pode sugerir que você comece a usar uma pequena quantidade (do tamanho de um grão de arroz) de creme dental fluoretado.
Limite o uso da chupeta para tirar uma soneca e dormir.
De 3 à 4 anos de idade
Ensine seu filho o "2x2", o que significa escovar duas vezes por dia durante 2 minutos de cada vez.
Comece a usar creme dental com flúor, a quantidade de uma ervilha verde, e ensine-os a cuspir em vez de engolir. Supervisione seu(sua) filho(a) enquanto ele(a) estiver escovando os dentes.
Incentive seu filho a fazer a escovação sozinho e ao concluir, certifique-se de que todas as superfícies dos dentes foram limpas.
Se seu filho continuar chupando o polegar quando os dentes permanentes começarem a aparecer, converse com seu médico ou dentista.
Para todas as idades
Lave as mãos antes e depois de escovar os dentes.
Enxágue bem as escovas de dentes após a escovação e garanta que cada uma possa secar sem tocar em outras escovas.
Substitua as escovas de dentes a cada poucos meses, quando as cerdas ficarem abertas com o uso.
Entre as refeições, sacie a sede de uma criança com água. Não ofereça doces, frutas secas (incluindo passas) e sucos ou bebidas açucaradas.
Leve seu filho para visitas regulares ao dentista (a cada 6 meses, a menos que seja indicado pelo seu dentista).
Cuidar dos dentes das crianças e previnir formação de caries e deformidades causadas por chupeta podem fazer com que seus filhos nunca tenham problemas com os dentes.
Comentários